BLOG DA SÊNIOR

Hipertensão (pressão alta)

Hipertensão (pressão alta)

Hipertensão (pressão alta) é uma doença democrática que acomete crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade do coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.

Os sintomas costumam aparecer apenas em fases mais avançadas ou quando a hipertensão aumenta de forma abrupta. Os valores da pressão arterial não são sempre os mesmos durante o dia.

Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg). Hipertensos têm maior propensão para apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais (como AVE – Acidente Vascular Encefálico), quanto cardíacos (como infarto), doença renal crônica, alterações na visão e impotência sexual.

Sintomas da hipertensão
Hipertensão arterial é doença silenciosa e perigosa. Ela só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta rapidamente ou de exagerada. Algumas pessoas, apresentam sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, que sinalizam que algo não está certo.

Tratamento da hipertensão
O objetivo do tratamento deve ser não deixar a pressão ultrapassar os valores de 12 por 8.

Nos casos de hipertensão leve, com a mínima entre 9 e 10, tenta-se primeiro o tratamento não medicamentoso, que é muito importante e envolve mudanças nos hábitos de vida. A pessoa precisa praticar exercícios físicos, não exagerar no sal e na bebida alcoólica, controlar o estresse e o peso e tentar levar a vida de forma mais saudável possível.

Como existe nítida relação entre pressão alta e aumento do peso corporal, perder 10% do peso é uma forma eficaz de reduzir os níveis da pressão. Por exemplo, a cada 1kg de peso eliminado, a pressão do hipertenso cai de 1,3mmHg a 1,6mmHg em média.

Se o indivíduo tem a pressão discretamente aumentada e não consegue controlá-la fazendo exercícios, reduzindo a ingestão de bebidas alcoólicas e perdendo peso, ou se já tem os níveis mínimos mais elevados (11 ou 12 de pressão mínima), é necessário introduzir medicação para deixar os vasos mais relaxados.

É sempre possível controlar a pressão arterial desde que haja adesão ao tratamento. Assim, o indivíduo precisa fazer sua parte: mudar os hábitos de vida e, quando necessário, tomar os remédios corretamente.

Outras publicações

Ver todos
Hipertensão (pressão alta)
14/07/2022

Hipertensão (pressão alta)

Hipertensão (pressão alta) é uma doença democrática que acomete crianças, adultos e idosos, homens[...]

Insônia
Leia mais
5 alimentos amigos do cérebro
30/06/2022

5 alimentos amigos do cérebro

Confira os 5 alimentos que deixarão seu cérebro bem nutrido e consequentemente as memórias[...]

Insônia
Leia mais
Afinal, o que é a Musculação Terapêutica?
30/06/2022

Afinal, o que é a Musculação Terapêutica?

Para grande maioria, quando falamos musculação vem na cabeça imagens de exercícios físicos pesados,[...]

Insônia
Leia mais
WhatsApp